IURD afasta fiéis das redes sociais e tenta censurar jornalistas IURD afasta fiéis das redes sociais e tenta censurar jornalistas
Os nove milhões de fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus estão impedidos de frequentar redes sociais e de se informar sobre as... IURD afasta fiéis das redes sociais e tenta censurar jornalistas

Os nove milhões de fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus estão impedidos de frequentar redes sociais e de se informar sobre as denúncias de adoção ilegal e tráfico de crianças. Preocupada com a disseminação dos vídeos da série O Segredo dos Deuses na internet, o bispo Edir Macedo ordenou o início imediato de uma campanha chamada “Jejum de Daniel” para impedir que seu público tome conhecimento dos fatos atribuídos a ele e outros bispos que ocupam funções estratégicas na hierarquia da seita.

O site da organização religiosa tenta explicar o isolamento tecnológico imposto aos fiéis como uma “faxina espiritual”. Ele orienta os clientes da Universal a “ficar longe das redes sociais, notícias, novelas não bíblicas, filmes seculares e qualquer tipo de entretenimento que pode distanciá-lo do seu foco”.

A empreitada não é a única na estratégia de tentar mitigar os estragos à imagem da IURD, que tenta conter uma fuga de pastores em direção a outras denominações em vários países. Paralelamente à iniciativa de afastar sua clientela das redes sociais, Edir Macedo está utilizando todos os recursos jurídicos de que dispõe para tentar constranger jornalistas e calar a imprensa.

Em Portugal, a seita luta para impedir judicialmente a veiculação de O Segredo dos Deuses pelo Youtube. Advogados da empresa religiosa ingressaram com uma medida cautelar que tem por objetivo retirar do ar os vídeos com as reportagens. A TVI já foi notificada do processo.

“Querem calar a investigação, mas não irão conseguir porque em Portugal ainda existe liberdade de expressão”, reagiu a jornalista Alexandra Borges, autora das reportagens. Em sua página no Facebook, Alexandra pediu que todos compartilhem os videos nas próximas 24, como forma de protestar contra a prensão da seita.

As medidas de força não se restringem a Portugal. No Brasil, o jornalista Fábio Pannunzio, que tem compartilhado os videos nas redes sociais, foi notificado extrajudicialmente pelos advogados de Edir Macedo. Caso não apague os links postados no Facebook, Pannunzio será processado.

O jornalista afirmou no Facebook que não apenas não irá atender às pretensões do líder da IURD, mas também passará a fazer a sua própria apuração. Ele já enviou um questionário com mais de 70 perguntas à assessoria de comunicação da seita solicitando informações e entrevistas com os implicados nos fatos relativos ao Lar de Camarate. Agora, aguarda as respostas para começar a relatar, em seu blog, como agia o braço brasileiro do esquema de adoção ilegal e tráfico internacional de crianças.

Se você ainda não assistiu, não deixe de ver os dez episódios de O Segredo dos Deuses. Para assistir À série completa, basta clicar aqui.

 

Universal Truth Brasil

No comments so far.

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *